Digite aqui o que procura Sobre o Autor Email Enviar Nome Email Menssagem Sobre pág. ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez

Vitor R.

[name=Vítor Rodrigues] [img=https://2.bp.blogspot.com/-cgLnvWAcM6E/Xr1-hQxVXwI/AAAAAAAAm6E/vz6XuPyAADwffxq-DGwI-XqwqczS_amSwCK4BGAYYCw/s113/Me.jpg] [description= Eu sou o Vítor e desde pequeno (13 anos) viajar deixou de ser apenas férias e passou a fazer parte da minha vida durante o ano todo, foi ai que eu decidi criar o blog e desde então sempre tenho em mente um DESTINO MARCADO.] (instagram=https://www.instagram.com/vitorigues/?hl=pt-br) (youtube=https://www.youtube.com/channel/UClIpiAjyv4dVE6JeP3bznig) (twitter=#)



10/newsticker/Curiosidades

8/bigslider1/Topo/ featured

404

Desculpe, página indisponível
Home

Últimos Posts

5 Curiosidades Bilíngues De Montreal

0
Uma das coisas que mais me encantou na cidade de Montreal foi o fato dela ser uma cidade realmente bilíngue, você consegue viver tranquilamente falando só inglês ou só francês. Depois de passar um mês em Montreal eu aprendi algumas curiosidades que esse bilinguismo deixou marcado na cidade. 




1. “Bonjour/Hi”

Essa curiosidade eu vi aqui no Brasil antes mesmo de viajar, mas ver ela realmente funcionando é muito interessante. O “bonjour/hi” é o modo como os atendentes das lojas, ou qualquer tipo de comércio, te abordam para te atender. 

O “hi” é uma palavra do inglês que significa “oi”, já o “bonjour”, mesmo que a tradução seja bom dia, é também muito utilizada pelos falantes de francês como interjeição de saudação, então também tem o sentido de “oi”.

Eles falam o “oi” nas duas línguas para ver o que você vai responder. Se você responder “hi” a conversa será em inglês e se você responder “bonjour” vocês vão conversar em francês.

Então não faça que nem meu amigo que disse “bonjour” porque acha divertido, mas na verdade não sabia nada de francês, ai tem que se virar pra concertar a situação hahaha.  



2. Saint Laurent Boulevard

O Saint Laurent Boulevard costumava ser um símbolo de divisão da cidade. A rua dividia a cidade, do lado oeste era de maior parte as pessoas que falavam inglês e do lado leste quem falava francês, mas separava não só por língua, mas também por classe social.

Hoje em dia essa separação é bem menos aparente e a rua tem uma grande diversidade de bares e restaurantes, com uma vibe bem descontraída, é uma ótima opção para de noite para comer e beber com os amigos.





3. Placas sempre em francês primeiro

Em boa parte do Canadá as placas são em inglês, com exceção de Quebec (que é a parte francesa do Canadá). Na da província  de Quebec, onde fica Montreal, as placas são, em sua grande maioria, em francês e não apenas isso, quando se tem uma placa em francês em inglês, o texto em francês deve vir primeiro e inglês depois, fora o tamanho do texto que, em francês, tem que ser maior, e isso é lei! Parece exagero, mas no próximo tópico eu vou explicar o motivo. 






4. Escola para estrangeiros em francês


Em Montreal existem escolas em inglês e em francês, mas se você for uma família de imigrante que se mudou para lá, as crianças não podem estudar em uma escola em inglês, elas tem que ir para a que é em francês. Esse item foi a minha host mother quem me disse e de primeira eu não entendi o motivo, mas ela foi me explicando e faz muito sentido.

O inglês é a segunda língua de pessoas de diversos países, quando chega um estrangeiro em Montreal ele provavelmente sabe falar sua língua nativa e se souber outra, muito provável ser apenas o inglês, e pelo fato do Canadá ser um país que recebe muitos imigrantes, isso faria com que a linguá francesa seja menos falada, podendo até deixar de ser usada na cidade. Existe uma luta muito grande para a língua inglesa não domine a francesa no país e os tópicos 3, 4 e 5  desse post são relacionados a isso. 



5. Estação de metrô Square Victoria-OACI

Square Victoria é um quarteirão no bairro de Ville-Marie super utilizada todos os dias, principalmente por ter a estação de metrô (com o mesmo nome). Era nessa estação que eu descia para ir para a escola, passava por lá todos os dias. 

A estação de metrô possui esse nome por causa da rainha inglesa Victoria, depois da visita do seu filho na cidade, porém tem uma coisa que chama bastante atenção. A mesma estação que tem o nome da uma rainha inglesa, também tem uma entrada do metrô igual a do metro de Paris.



A entrada foi dada de presente a cidade depois de uma parceria entra o metro de Montreal e de Paris, mas eu achei curioso eles colocarem bem na estação com o nome de uma rainha inglesa.

Esse último tópico foi um professor meu que falou, e depois eu fui pesquisar para ver se eu achava alguma coisa falando do motivo de ter colocado a entrada do metrô de paris na estação Square Victoria, porque, para mim, parece que justamente para combater toda essa invasão inglesa que existe, mas eu não achei nada confirmando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário