Digite aqui o que procura Sobre o Autor Email Enviar Nome Email Menssagem Sobre pág. ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez

Vitor R.

[name=Vítor Rodrigues] [img=https://2.bp.blogspot.com/-cgLnvWAcM6E/Xr1-hQxVXwI/AAAAAAAAm6E/vz6XuPyAADwffxq-DGwI-XqwqczS_amSwCK4BGAYYCw/s113/Me.jpg] [description= Meu nome é Vítor Rodrigues e desde os 13 anos viajar deixou de ser um hobby e passou a ser minha vida, desde então sempre tenho em mente um DESTINO MARCADO.] (facebook=#) (youtube=https://www.youtube.com/redirect?redir_token=QUFFLUhqa2ZfUXhrSkpiLXkzOWVIYmZRLWV0NTZ1eC1WZ3xBQ3Jtc0tsVlFhVjZFNnhCbTM3SXVQZEc1RjdJMW9jdHY2NGpod0hXZWtRYlA2VGNyd0taZ0hWaFVmUVI3NC1fdzFzaVY5bUgxUld0WEZTVnIxWDc3UDcxSFhCYU5Dbkh0UUZUMGZ6ZVB5TkpaVXppYlZmdjZMSQ%3D%3D&event=video_description&v=bbIYw5LKjA8&q=https%3A%2F%2Fbit.ly%2F2XOIJzk) (twitter=#) (instagram=https://www.instagram.com/vitorigues/?hl=pt-br)

10/newsticker/Curiosidades

8/bigslider1/Topo/ featured

404

Desculpe, página indisponível
Home

4/block4/Intercâmbio no Canadá

10/carousel3/Viajante Consciente

4/block4/Inspirações de Viagem

2/bigslider2/Rio de Janeiro

Últimos Posts

O que é Soroche e 5 Dicas de Como Minimizar os Efeitos

0
Mal de Altitude, ou como dizem os falantes de espanhol: Soroche, é um desconforto que o seu organismo sente por estar em um local com a altitude bem mais elevada do que você esta acostumado. Pode ocorrer durante viagens para cidades mais altas ou durante subidas em montanhas. Quando vistei o Peru eu senti soroche nos 2 casos, e lá aprendi algumas dicas para evitar.



1- Evitar Atividade Físicas


Eu sei que tudo o que você quer fazer quando chega em uma cidade nova é explorar, conhecer todas aquelas coisas que você viu na internet, mas vamos com calma.

Nos primeiros dias da sua viagem busque fazer as atividades mais calmas, que não exigem muito do seu corpo, porque isso ajuda na climatização.

Claro que durante a sua viagem você vai fazer atividades que você vai ter que andar muito, escalar, subir montanha, fazer trilha, etc... Mas deixe para fazer essas atividades quando você já estiver acostumado.

Historinha: Quando eu fui para o Peru, eu estava em Lima, que é no nível do mar, e fui para Cusco, que é a 3.400 metro de altura. Fora que eu fui de uma cidade pra outra de avião, o que fez que aumentasse a altitude muito rápido. Já sabendo disso, deixei o meu primeiro dia na capital inca livre, demos uma volta pela Plaza, compramos chip de internet, fomos  em agências turísticas, mas nada que exigisse muito.

Em uma das agências turísticas que visitamos, estava com uma promoção do passeio para a Montanha Colorida. O passeio que custava 80 soles estava por 50! Isso seria no nosso segundo dia na cidade. A gente sentou, refletiu e decidimos não fazer, já havíamos deixado um dia separado mais para o final da viagem.

Dias depois, quando estávamos na trilha para subir a monha eu me lembrei dessa promoção e fiquei feliz por não ter contratado. Mesmo já estando bem mais adaptado à altitude, subindo a montanha foi quando eu mais senti o soroche, e se eu tivesse fazendo o passeio no meu segundo dia, eu poderia até economizar um pouco, mas definitivamente não teria aproveitado do mesmo tanto.


2- Evitar Fumar e Consumir Álcool


Ok, eu sei, essa pode ser difícil pra muita gente, mas segue o mesmo raciocino que o que item anterior. É claro que você vai querer saborear um bom vinho, experimentar uma cerveja local e todas essas coisas, mas evite nos primeiros dias.

Em altitudes mais elevadas o ar é mais rarefeito e fumar atrapalha ainda mais a respiração. Quanto ao álcool, seu efeitos ficam mais forte. Então você não vai querer ficar emborachado e sorocheado ao mesmo tempo hahahaha.


3- Soroche Pills


Essa é uma dica que eu fiquei surpreso quando vi a primeira vez, porque eu não tinha ideia que existia. Existe uma pílula chamada Soroche Pills que serve justamente para amenizar os efeitos causados pelo soroche.

Eu tomei uma no avião, um pouco antes de pousar na cidade e durante a viagem eu tomava de manha antes de sair para passear, mais pro fim da viagem eu fui parando de tomar, porque percebi que já estava acostumado com a altitude. Para ser sincero não sei se é nessa frequência que se deve tomar, mas comigo deu certo.

Para comprar não foi difícil, você encontra em qualquer farmácia!


4- Consumir Coca


A folha de Coca tem componentes que ajudam a suavizar os efeitos causados pela falta de ar em locais elevador. Por conta disso, nos países perto dos antes, principalmente Peru e Bolívia, você encontra chá de coca em todo lugar.




No café da manha do hotel, nos restaurantes e em diversos outros lugares você poderá tomar o chá de coca. O gosta é bem suave, e eu que não costumo tomar chá, tomava todos os dias de manhã para ajudar a combater os efeitos do soroche. Se você não quiser tomar o chá, você pode também mastigar a própria folha, porém o gosto é beeeemmmm mais forte, eu particularmente achei horrível.
Ah, e não, tomar chá ou mastigar a folha de coca não vai te dar nenhum barato, pode ficar tranquilo!



Além do chá e da própria folha, que já são tradições milenares, você também pode encontrar umas opções mais modernas como por exemplo, chocolate com coca, bala de coca e uma variedade de outros produtos. Nos mercados tem uma partezinha separada apenas para produtos derivados da folha.




5- Beba Muita Água

Hidratação é importante sempre, ainda mais quando você esta viajando, então você já tem diversos motivos para beber água, mas se você quiser mais motivo eu te dou.

O clima em lugares de elevada altitude costuma ser bastante seco, e para evitar não só o soroche, mas também qualquer outro problema, a água é fundamental.


~ Eu recomento esse post que fala sobre ser um viajante consciente em relação ao consumo de garrafinhas plasticas, para ler clique aqui ~

Eu senti Soroche?

Para começo de conversa eu estava bem preocupado com a altitude, porque se tem uma coisa que eu não gosto é passar mal, ainda mais durante viagem, no primeiro dia eu estava tentando fazer menos esforço físico possível.

Quando cheguei no hotel no primeiro dia, tínhamos que subir subir com as malas até o 3º andar e de escada. E olha, não é brincadeira não... Subi um andar, e quando estava chegando no segundo estava muito cansado, esperei um pouco no 2º andar, para recuperar o folego e continuar a subir.

A dica é seguir o seu ritmo, cada um sabe os limites do seu corpo e a hora de parar. Então ande na sua velocidade, nem que você fique um pouco para trás.

Essas são as dicas que eu tenho e que funcionaram comigo quando eu viajei, espero que te ajudem a ter uma viagem tranquila e sem problemas ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário