Digite aqui o que procura Sobre o Autor Email Enviar Nome Email Menssagem Sobre pág. ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez

Vitor R.

[name=Vítor Rodrigues] [img=https://2.bp.blogspot.com/-cgLnvWAcM6E/Xr1-hQxVXwI/AAAAAAAAm6E/vz6XuPyAADwffxq-DGwI-XqwqczS_amSwCK4BGAYYCw/s113/Me.jpg] [description= Eu sou o Vítor e desde pequeno (13 anos) viajar deixou de ser apenas férias e passou a fazer parte da minha vida durante o ano todo, foi ai que eu decidi criar o blog e desde então sempre tenho em mente um DESTINO MARCADO.] (instagram=https://www.instagram.com/vitorigues/?hl=pt-br) (youtube=https://www.youtube.com/channel/UClIpiAjyv4dVE6JeP3bznig) (twitter=#)



10/newsticker/Curiosidades

8/bigslider1/Topo/ featured

404

Desculpe, página indisponível
Home

Últimos Posts

Transporte Público Em Montreal: Como Usar Ônibus E Metrô?

0
Montreal é uma cidade que eu considero de fácil locomoção. Fui para lá no meu intercambio, com 17 anos e durante todo período lá só usei carro pouquíssimas vezes, apenas para sair e ir do aeroporto e também no meu primeiro dia que a minha host mother me levou pra um passeio e para me mostrar aonde eu ia pegar o ônibus e o metro, e esses 2 meios foram o suficiente para eu me locomover a viagem inteira.

Metro Montreal

A empresa responsável pela sistema de transporte publico da cidade é a STM (Société de transport de Montréal). Ela é responsável tanto dos ônibus quanto do metro, o que facilita muito a vida de todos, porque você pode usar os 2 meios de transporte com o mesmo cartão.


Como suar o cartão OPUS em Montreal?


O cartão OPUS (ou OPUS card) é o cartão para utilizar suas passagens. Ele custa 6 CAD e pode recarrega-lo quantas vezes quiser.  Existem diversos pacotes: Passa de 1 dia, 3 dias, 1 semana, 1 mês, 4 meses... tudo depende de quanto tempo você vai ficar na cidade. Existem também passes de 1 final de semana, de 1 noite.

Cartão OPUS Montreal

#DicaDoDM:

O passe de uma semana não tem duração de sete dias, ele tem a duração da semana que você esta. Então independente do dia que você comprar ele irá dura até o final da semana, começando segunda-feira e vai até domingo. O mesmo vale para o passe mensal, ele começa a valer dia primeiro dia do mês e vai até o último. Fiquei na cidade por 1 mês, mas cheguei no dia 15, então valeu mais a pena comprar 4 passes semanais do que 2 mensais.

Caso você pegue esses pacotes mais longos, como esses de semanas ou mêses, eu aconselho a comprar o cartão OPUS e ir recarregando, mas se você ficar menos tempo o ideal seria comprar o bilhete separado.

Para comprar e recarregar o cartão, basta ir na bilheteria de qualquer estação de metro. Existem também as maquininhas, elas não aceitam cartão, porem recebem notas e moedas e dão troco.


Como usar ônibus em Montreal?


Caso você não tenha o cartão OPUS, você pode usar o bilhete único que custa $ 3.25 CAD, ou $2,25 para pessoas que tem entre 6 a 17 anos ou mais de 65. Você pode pagar a passagem assim que entrar no ônibus, porem só aceitam moedas e não tem troco.

Para pegar o ônibus basta ir na parada e esperar ele chegar, não precisa pedir para o ônibus parar, eles sempre param em qualquer parada que tiver alguma pessoa esperando. E para descer fique atento na sua parada, os ônibus possuem um sistema de som que anuncia qual a próxima parada que o ônibus vai, se for a sua, basta apertar o botão ou puxar a cordinha. Os ônibus também possuem uma tela de lede que indica qual será a próxima parada, caso você não tenha escutado.

Indicador de ônibus na parada Montreal

Nas paradas tem os cronogramas com os horários dos ônibus, eles costumam ser pontuais. Já aconteceu algumas vezes deles atrasarem 1 ou 2 minutos, mas nada muito demorado. Já aconteceu do ônibus chegar 2 min adiantado e eu estava a caminho da parada, eu vi ele passando e não consegui pegar, então fique atento.

Você pode também ver os horários pelo site, saber quanto tempo o ônibus vai chegar e quanto tempo vai demorar para o próximo chegar. Eu utilizei bastante durante a minha viagem, foi bem útil.

Fila para entrar no ônibus em Montreal


Como usar o metrô em Montreal?


Montreal é uma cidade bilíngue e por isso tem suas peculiaridades. Metro em francês é "métro" e em inglês é "Subway", mas pelo fato das placas da cidade estarem escritas em francês, os falantes de inglês não falaram "subway" eles falam "metro" no estilo inglês, algo que eu achei bem interessante.

Metrô Montreal

Mas vamos lá, o metro é composto por 4 linhas (verde, laranja, azul e amarela) e 68 estações, que são bem simples de usar.

Mapa metrô Montreal

A parte mais turística de Montreal fica na Vieux Montreal (Old Montreal), onde se contra a linha laranja paralela à verde, mais precisamente na região da estação Square Victoria - OACI

Qual o horário de funcionamento do metrô de Montreal?


O metro não é 24h, seu horário de funcionamento é de:

  • Domingo a Sexta: 5:30 à 00:30
  • Sábados: 5:30 até 1:00

Uma coisa que chama atenção são as portas do metro, elas são extremamente pesadas por conta do frio. No inicio você acha que elas estão trancadas, mas quando você vê uma pessoa usando ela, é so empurrar com força mesmo, que elas vão abrir.

Porta do metrô de Montreal

#DicaDoDM:


Uma coisa muito importante de saber é: NÃO ATRAVESSE NO MEIO DA RUA. Se você estiver andando pela cidade, atravesse apenas na faixa de pedestre. Eu estava conversando com uma pessoa que mora lá, e ela disse que um dia, ela foi atravessar a rua em lugar indevido, ela olhou para o lado para ver se tinha algum guarda de transido, não viu nenhum e quando atravessou, surgiu um que estava escondido e multou ela por 50$!

Em geral, se você estiver no centro da cidade, você consegue ir para todos os lugares apenas de metrô, caso você esteja ou queira ir para um lugar que é longe das estações de metrô, com o ônibus você consegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário