Digite aqui o que procura Sobre o Autor Email Enviar Nome Email Menssagem Sobre pág. ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez

Vitor R.

[name=Vítor Rodrigues] [img=https://2.bp.blogspot.com/-cgLnvWAcM6E/Xr1-hQxVXwI/AAAAAAAAm6E/vz6XuPyAADwffxq-DGwI-XqwqczS_amSwCK4BGAYYCw/s113/Me.jpg] [description= Eu sou o Vítor e desde pequeno (13 anos) viajar deixou de ser apenas férias e passou a fazer parte da minha vida durante o ano todo, foi ai que eu decidi criar o blog e desde então sempre tenho em mente um DESTINO MARCADO.] (instagram=https://www.instagram.com/vitorigues/?hl=pt-br) (youtube=https://www.youtube.com/channel/UClIpiAjyv4dVE6JeP3bznig) (twitter=#)



10/newsticker/Curiosidades

8/bigslider1/Topo/ featured

404

Desculpe, página indisponível
Home

Últimos Posts

Viajante Consciente: Garrafas de Plástico

0
Viajar faz você ter visões diferentes sobre assuntos que você já esta acostumado. Quando fui para o Canadá, percebi que as pessoas tem uma visão mais consciente sobre o impacto que elas causam na natureza e esse modo de pensar me fez refletir enquanto eu estava la.

Garrafas de plástico tiradas do mar

Fui para Montreal e passei um mês lá estudando francês. Desde a minha primeira semana estava sentido falta de uma garrafinha d'água, principalmente durante as aulas ou quando estava fazendo uma caminhada mais longa e ficava cansado. Mas a minha host mother sempre me dava uma garrafinha de água pela manhã e isso resolvia o meu problema. Na escola, eu enchia ela e quando estava na rua, eu comprava uma nova. Foi assim durante duas semanas...

Por algum motivo eu guardava as garrafinhas e depois de um tempo começou a ficar com uma cara de coleção. Eu estava orgulhoso da minha coleção de garrafinhas de água, porque eu olhava para elas e via que eu estava bebendo muita água durante a viagem. Isso era bom!

coleção de garrafas de plastico em viagens

Até que um dia, durante minha aula de conversação, o professor estava escrevendo no quadro tópicos que a gente ia conversar durante a aula, e estava todo mundo calado, menos eu e minha amiga, que estávamos conversando baixinho. Ai de repente, o professor fala em francês: Vitor, eu estou chateado com você. Eu olhei confuso para ele e perguntei porque (eu achava que era porque eu estava conversando, mas como a aula ainda não tinha começado, eu não estava atrapalhando ninguém). Ele respondeu que é porque eu estava com uma garrafinha de água de plástico! Foi ai que tudo mudou.

O professor começou a explicar, em francês, que essas garrafas de plástico não são boas por vários motivos.

1) Água é de graça e você comprar uma garrafa dessas é não só jogar dinheiro fora, mas tambem financiar as produtoras de plástico;

2) Vender água desse jeito é um modo que as grandes empresas conseguiram  para ganhar mais dinheiro;

3) Consumo de plástico atoa.

Eu entendi o ponto de vista dele, mas depois que ele passou esse vídeo na aula, tudo ficou mais claro, veja abaixo para te ajudar a entender tambpem:


A aula acabou e eu fui logo depois comprar uma garrafa de água que eu pudesse usar todos os dias, porque aquela minha coleção de garrafas de água, que antes me trazia orgulhoso, agora me trazia vergonha. Fui na Dollarama e comprei uma bem baratinha por 4$.

Evitar garrafas plasticas

No início da aula do dia seguinte, durante a chamada, quando o professor chamou o meu nome, eu não respondi, porque estava "ocupado" bebendo água na minha nova garrafa. Ele olhou pela sala para ver se eu tinha faltado e quando me viu, me deu parabéns!

Durante a viagem não foi difícil manter a garrafa cheia. Eu sempre enchia ela de manhã, durante o recreio e quando saia da escola também. Durante o dia, sempre que eu ia num shopping ou até mesmo em um museu ou parque tinha bebedouro para encher!

Fiquei com a minha garrafa até o restante da viagem e até trouxe para o Brasil, onde ela está cumprindo o seu papel perfeitamente. 

Dependendo do país que você estiver pode ser até mais fácil fazer isso. Em muio lugares a água de torneira (chamada de tap water) é potável! Então você pode encher na pia do seu quarto do hotel!

Em Montreal por exemplo, que era a cidade onde eu estava, era muito comum os restaurantes servirem água logo que você sentava na mesa, mesmo sem você pedir, por ser um agrado, mas também porque todo mundo bebe e é de graça.

Outra coisa bastante interessantes que eu reparei lá são os bebedouros feitos para encher a garrafa. Eles eram automáticos, apenas aproximava a garrafa perto e a água saia, fora que tinha um contador mostrando quantas garrafas de plástico aquele bebedouro ajudou a evitar.

bebedouro de encher garrafas

E é ai que entra aquela velha historia, se cada um fizer a sua parte, a gente consegue fazer uma grande diferença, mais de 205.000 em apenas 1 bebedouro!

contador de quantas garrafas o bebedouro encheu
"ajudou a eliminar um gasto de 205975 garrafas plásticas descartáveis"

Como viajantes, acbho importante termos a mente aberta para sempre aprender. Nós causamos impacto em todo lugar que a gente vai. Por isso é importante termos consciência das nossas ações para causar o mínimo de dano à natureza.

Atualizações - dezembro 2020:


Como evitar garrafas plásticas em países sub-desenvolvidos?


Nesse post eu tinha falado como é facil manter a garrafa cheia durante a viagem, mas isso porque eu estava em um país desenvolvido. Quando fui para Cusco eu, literalmente, não vi um bebedouro na cidade. Por ser uma cidade bem turística, a venda de água é apenas mais um jeito que eles tem de tirar dinheiro de turista.

venda de garrafas de água em cusco
Uma loja de jóias vendendo água!

Confessor que fiquei meio perdido porque, se eu quisesse beber água, eu teria que comprar uma garrafa plástica. Foi ai que eu vi duas estadunidenses fazendo algo que nem tinha passado pela minha cabeça. Se o único jeito de beber água é comprando uma garra, então compre a maior e fique enchendo a sua garra individual a partir dela. Essas meninas estavam faznedo o mesmo passeio que a gente, e elas deixavam esse galão de água na van, ai a gente saia para passair e elas ficavam com a garrafa menor, desse jeito, você não precisa ficar levando um galão enorme para todo lado e você consume menos garradas de plástico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário