Digite aqui o que procura Sobre o Autor Email Enviar Nome Email Menssagem Sobre pág. ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez

Vitor R.

[name=Vítor Rodrigues] [img=https://2.bp.blogspot.com/-cgLnvWAcM6E/Xr1-hQxVXwI/AAAAAAAAm6E/vz6XuPyAADwffxq-DGwI-XqwqczS_amSwCK4BGAYYCw/s113/Me.jpg] [description= Eu sou o Vítor e desde pequeno (13 anos) viajar deixou de ser apenas férias e passou a fazer parte da minha vida durante o ano todo, foi ai que eu decidi criar o blog e desde então sempre tenho em mente um DESTINO MARCADO.] (instagram=https://www.instagram.com/vitorigues/?hl=pt-br) (youtube=https://www.youtube.com/channel/UClIpiAjyv4dVE6JeP3bznig) (twitter=#)



10/newsticker/Curiosidades

8/bigslider1/Topo/ featured

404

Desculpe, página indisponível
Home

Últimos Posts

Como Planejar Um Intercâmbio?

0
Logo depois da minha primeira viagem internacional, eu me apaixonei por viajar e desde então sempre experimentar outros tipos de viagem e um intercâmbio estava entre eles. Mas para onde ir? O que estudar? Quanto tempo ficar? Essas e outras perguntas começaram a surgir quando eu começava a pensar nessa viagem.


Intercambio com amigos
Foto por Ian Schneider

No final de 2018 fechei o meu primeiro intercâmbio, para passar um mês estudando francês no Canadá em julho de 2019, mas para finalmente estar realizando esse sonho, mas o planejamento começou bem antes...


Qual o motivo do seu intercâmbio?


Eu acredito que essa pergunta deve ser respondida antes mesmo de escolher o destino, porque dependendo da sua atividade, alguns lugares são mais ideais que outros. Se você ainda não sabe, pense em alguma habilidade ou hobbie que você quer melhorar.

O tipo de intercâmbio mais feito pelos viajantes é de fazer curso de línguas, e no meu caso não foi diferente. Existem outras opções como intercâmbio de esportes, de trabalho voluntário, trabalho remunerado, graduação, ou até mesmo a especialização. Creio que sua escolha varia de acordo com a sua faixa etária e também pelo o que você quer para o seu futuro. Entre todas essas opções, pela minha idade a opção que se foi melhor para mim foi aprender uma língua extrangeira.

Mas qual idioma? Estudo inglês desde criança e considero meu nível entre intermediário/avançado, por isso acredito que se eu fosse fazer um intercâmbio para aprender inglês, meu nível iria melhorar, porém não muito. Desde que parei de fazer curso de inglês, comecei a estudar francês por conta própria e logo depois entrei no curso. Agora estou a 2 anos estudando francês e meu nível é básico/intermediário. Por conta disso, acredito que fazer intercambio para estudar francês valeria mais a pena. 


Como escolher para onde ir no intercâmbio?


Saber que eu queria estudar francês me ajudou a escolher o meu destino. Existem algumas opções de países francófonos, e entre eles, os que se destacam é a França e o Canadá. Então comecei a ver os pros e contras considerando alguns aspectos. 

Um dos fatores que mais pesou nessa decisão foi a moeda. Na França se utiliza o Euro (4,40) e no Canadá o Dólar Canadense (2.90). Além de que na França a moeda é mais cara, o custo de vida em Paris é consideravelmente maior do que em Montreal. 

O Canadá é um país bilíngue, tendo como línguas oficiais o inglês e o francês. Por conta desse meu histórico com essas duas línguas, o Canadá se tornou o destino ideal para mim, pois seria possível eu estudar francês e praticá-lo no dia a dia e qualquer momento que eu não consiga me comunicar em francês, posso usar o inglês para me ajudar. Foi dessa maneira que escolhi como meu destino: Montreal no Canadá. 


placa em francês e inglês
Placa de um museu no Canadá em francês e em inglês


Quanto tempo deve durar o meu intercâmbio? E quando ir?


Isso vai variar muito de cada um. Mesmo eu querendo ficar 6 mêses ou 1 ano, na época da minha viagem eu não tinha esse tempo disponívvel, ainda estava estudando, então teria que ser um intercâmbio mais curto durante as minhas férias. Então eu não tinha muito o que fazer.

Por conta dos estudos, tinha três meses disponíveis: dezembro, janeiro e julho. Acabei escolhendo julho por três motivos:

1º: E dezembro e janeiro tem feriados que, na minha opinião, são importantes passar com a família.

2º: Levei em conta o clima. No final e inicio do ano, é inverno no Canada, com temperaturas por volta de -20°C e durante o verão (junho/julho) 30°C, eu acho que o verão é melhor para conhecer a cidade, mas se você quiser algo mais distante do que tem no Brasil, como neve, o inverno pode ser ideal para você.

3º: O fato de janeiro/dezembro estarem mais próximos que julho, então eu teria mais 6 meses para juntar mais dinheiro.

Como aplicar isso na sua viagem?


No meu caso, que fiz o intercâmbio de um mês, eu escolhi uma estação que me favorecesse. Se você for fazer de um ano você vai pegar todas as estções, mas você pode escolher em qual estação chegar e isso ajudará você a escolher a melhor época para ir.

intercâmbio viagem solo



Eu tenho dinheiro suficiente para fazer um intercâmbio?

 
Depois de decidir todas essas coisas de como será o seu intercâmbio, esta na hora de fazer algumas pesquisas de orçamento na internet e calcular uma média de quanto custaria fazer o intercâmbio que você quer. Um calculo somando o curso, moradia, passagem, transporte e alimentação.

Quando eu comecei a planejar o meu, essa soma estava dando por volta de 10 mil reais. Importante dizer que eu estava fazendo esses cálculos no final de 2016 e planejava fazer o intercâmbio no meio de 2019, ou seja, 2 anos e meio depois. Então o que eu fiz foi o seguinte: dividi o valor do intercâmbio em quantos meses faltavam para chegar a viagem e deu um número menos assustador, por volta de 330 reais. Então no primeiro mês de 2017 criei uma conta na poupança separada, destinada apenas para o intercâmbio e todo mês fazia o depósito de 330 reais e assim fui juntando dinheiro para fazer minha viagem dos sonhos.

quanto custa um intercâmbio

Eu sei que um intercambio pode ser caro, ainda mais se você for ficar mais tempo, mas se é algo que você deseja muito, com um bom planejamento seu sonho pode tornar realidade. Uma opção para deixar a viagem mais barata é não ir para cidades grande, fazer o intercâmbio para cidades próximas, isso sem dúvida vai fazer com que você gaste menos, mas sua experiência não vai ser a mesma, então é importante pesar na balnça para ver o que vale mais a pena.



Por qual agência devo fazer o meu intercâmbio?


Faltando mais ou menos um ano para chegar a data no meu intercâmbio, comecei a pesquisar em diverças agências o curso que eu queria: 1 mês estudando francês no Canadá.

Importante dizer que é possível fazer intercâmbio sem agência, e desse modo você acaba economizando um pouco mais, pois não paga a taxa cobrada por elas. Porém a agência te da um suporte maior, ajudando a escolher a escola, sua residência, seguro viagem e também a documentação, que é super importante.

No final, três agências atendiam as especificações que eu queria então avaliei as diferenças entre elas. Não muda muito entre uma e outra, pequena diferença de preço, e as escolas que elas tem parceria. Escolher a agencia é algo mais pessoal, qual delas atende melhor o que você deseja.

Depois de escolher a agência, eles te darão todo o suporte para te ajudar a ter a melhor viagem possível. Depois de fechar o intercambio basta ficar de olho nas passagens aéreas e aguardar o dia da viagem chegar.

Como planejar um intercâmbio?

E foi assim que eu planejei o meu primeiro intercâmbio, espero que tenha conseguido te ajudar com essas dicas para que você planeje o seu e tenha uma excelente viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário